quarta-feira, 9 de abril de 2014

Alimentação contra a celulite



A celulite é uma afecção que acomete cerca de 95% das mulheres. O Fibro Edema Geloide, popularmente conhecido como celulite, tem origem subcutânea. Segundo o fisioterapeuta Igor Lustosa Dias, fatores como hereditariedade, alterações hormonais, sedentarismo, estresse e o tabagismo podem não somente causar como agravar o quadro. Ele também explica que existem diversas classificações para a celulite, que pode ser dividida e caracterizada quanto ao grau (graus I, II, III e IV) e consistência (dura, flácida, mista e edematosa). “As áreas mais acometidas são: abdômen superior e inferior; parte interna dos joelhos; face anterior, interna e posterior das coxas, em sua totalidade; e região glútea”, esclarece o fisioterapeuta.

 Não é à toa que a celulite abala a autoestima de qualquer mulher. Além de deixar o bumbum com efeito de casca de laranja, elas detonam com o visual. Para o alívio das mulheres, hoje o que não falta são tratamentos para amenizar a celulite. Igor explica que não existe um método que acabe 100% com a afecção: “Não há cura total para a celulite, mas há tratamentos no mercado que reduzem até 70% do quadro da celulite”, afirma.

 O nutrólogo André Veirnet, da Clínica Healthme, aconselha unir tratamentos, bons costumes e alimentação balanceada. “Não adianta gastar com procedimentos estéticos e não levar uma vida saudável”, diz. Fazer exercícios e cuidar da alimentação pode ser a chave para acabar com o problema. “Não adianta se você não segue uma alimentação balanceada e abusa no dia a dia de gordura trans, gordura saturada, sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados e açúcar. Esses alimentos são considerados os agentes causadores da celulite’’, revela Veirnet.

 Por outro lado, existem alimentos que podem ser aliados da mulher para amenizar os furinhos. ‘’Alguns são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a celulite e ainda aceleram o resultado dos tratamentos’’, afirma o nutrólogo.

Fuja das tentações Segundo o Veirnet existem nutrientes que podem ajudar o organismo a combater essas inflamações e ainda estimular substâncias a colocar um fim nesse pesadelo, veja quais são:

 Alimentos integrais
 Como são ricos em fibras, atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

 Folhas verde-escuras
 Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Esses tipos de verduras são antioxidantes combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

 Oleaginosas Nozes, castanhas e amêndoas
 Atuam como antioxidante,e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.

Água de Coco 
A água de coco equilibra o organismo, beneficiando a saúde como um todo. Além disso, reduz as toxinas que dão origem à celulite.

 Maçã
 Quando a maçã é ingerida forma-se um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela auxilia a neutralização das toxinas do organismo, causadoras do inimigo número um das mulheres.

 Salmão, Sardinha e Atum 
Esses peixes são ricos em ômega 3 - um antioxidante - e em proteínas, ao mesmo tempo em que têm pouca gordura e ajudam a combater a celulite.

 Abacaxi 
Poucos sabem, mas o abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso a fruta deve ser consumida por quem deseja eliminar os furinhos no bumbum.

 Banana
 A banana contém potássio, que ajuda no processo de drenagem linfática. Além disso, regula o intestino e diminui a absorção de gorduras.

 Frutas Vermelhas 
Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

 Chá Verde
 O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que aos poucos a celulite seja amenizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário