segunda-feira, 28 de abril de 2014

Óleos naturais X Dieta



Os viciados em dietas não medem esforços para obter um corpo enxuto. Eles apostam em todas as novidades do mercado e, muitas vezes, esquecem que é necessário um acompanhamento profissional. Blogs e sites ligados ao tema oferecem milhões de alternativas para quem deseja emagrecer, e os óleos naturais são uma dessas apostas. Mas será que eles realmente funcionam? A nutricionista Renata Nuzzi esclarece mitos e verdades sobre esse assunto.

 Os óleos de coco e cártamo são os preferidos para quem deseja perder uns quilinhos extras. Muitos afirmam que eles proporcionam um verdadeiro milagre na região abdominal. É só navegar pela internet para encontrar teorias sobre este assunto. “Dizem que as cápsulas desses óleos reduzem a produção de cortisol, hormônio responsável pela formação de gordura na região, mas não encontrei nenhum estudo que comprove essa afirmação”, esclarece a profissional.

 Óleo de Cártamo

 Rico em ômega 6, ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo é conhecido por promover saciedade. Além disso,aumenta a massa magra, o HDL (bom colesterol), reduz o risco de arteriosclerose e previne e trata a diabetes tipo 2. O óleo de cártamo é um potente antioxidante rico em vitamina E, que protege as células.

 No entanto, o ômega 6 está em excesso na nossa dieta. Quando comemos carne vermelha, óleo de soja, peixes e semente oleaginosas, ingerimos ômega 6. Para o ômega 6 fazer efeito sobre o nosso organismo, ele precisa estar em equilíbrio com o ômega 3.

 Óleo de Coco 

 O óleo de coco é composto por gorduras e em maior parte pelas saturadas. O alto teor de gordura saturada o torna contraindicado por alguns profissionais de saúde. Afinal, esse macronutriente, quando consumido em grande nível, pode aumentar a quantidade de colesterol LDL, considerado ruim.

 Apesar da alta quantidade de gorduras saturadas, elas são, em sua maioria, triglicerídeos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos. Ou seja, são mais bem absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo.

Como incluir os óleos na dieta?

 Segundo Renata Nuzzi os óleos são ricos em ácidos graxos, ômega-6 e realmente aceleram o metabolismo, causando maior sensação de saciedade. Mesmo assim, é fundamental a procura de um profissional na hora de incluir os óleos de coco e cártamo no seu regime. “Para consumo das cápsulas é necessário um acompanhamento médico, pois cada indivíduo tem uma necessidade”, orienta Nuzzi.

 A nutricionista ainda lembra que uma dieta saudável deve incluir uma alimentação com todos os grupos de alimentos e a prática de exercícios físicos. “Essas cápsulas não fazem milagre”, finaliza a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário