Conheça as dicas para manter seus produtos por mais tempo
A época mais quente do ano exige que tomemos mais cuidado com a conservação dos alimentos. As temperaturas elevadas aceleram as reações químicas de decomposição de frutas e legumes, por isso a geladeira cumpre o papel de conservar a comida.
“As altas temperaturas aceleram a degradação e favorecem a proliferação de bactérias e fungos.”, explica o Dr. Mauro Scharf, endocrinologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.
O ideal é consumir frutas e verduras da época, que já vêm em melhores condições e mais frescas. “Quando refrigeradas, [as frutas e verduras] devem ficar na gaveta inferior da geladeira, em sacos plásticos perfurados ou fechados, e mantidas a uma temperatura em torno de 6 graus. Ao serem acondicionadas desta forma, é necessário que as verduras e o saco plástico estejam secos”, adverte Dr. Scharf.
Mas os cuidados vão muito além de apenas garantir que tudo esteja bem refrigerado. “Além disso, é preciso estar atento aos cuidados com a lavagem de frutas, legumes e verduras, que devem ser banhados em água tratada ou fervida”, afirma o médico. Os alimentos também podem ser mantidos, durante uma hora, em uma mistura de água com algumas gotas de hipoclorito de sódio ou vinagre, e depois enxaguados.
Outra dica importante é observar o alimento antes de efetuar a compra. Não adianta ter todo um cuidado para conservar sua comida, se ela já vier contaminada com bactérias ou fungos. Verifique a temperatura dos balcões quando for comprar produtos que necessitem de refrigeração. Dr. Mauro alerta que a presença de poças d’água ou embalagens transpiradas também é um sinal de que a conservação não está sendo priorizada, pois significa que as geladeiras podem ter sido desligadas para economia de energia do estabelecimento. Geladeiras e balcões de supermercados que estiverem muito cheios também não são bons para manter a temperatura ideal do alimento.
Lembre-se também de estocar os alimentos longe de produtos de limpeza, inseticidas e perfumes, não para conservá-los, mas para evitar contaminações.
Imagem: http://www.anutricionista.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário