terça-feira, 11 de março de 2014
Comece o dia com bastante energia
Muitas pessoas buscam o corpo ideal e caem na armadilha das dietas restritivas. A verdade é que além de correr o risco do efeito sanfona, a quantidade de nutrientes incluídos nesses cardápios não são o suficiente para manter o organismo saudável e, pior ainda, causam indisposição.
Uma dieta equilibrada consiste em uma alimentação com todos os grupos de alimentos. Segundo a nutricionista do Renata Nuzzi, frutas legumes e verduras são essenciais. Outra dica da profissional é fazer pequenos lanches entre as refeições. “Comer de três em três horas é o mais indicado”, alerta.
Começar o dia com um belo café da manhã é o primeiro passo para ter disposição no resto do dia. Principalmente para quem une dieta e malhação. Para os adeptos de exercícios físicos, ficar sem tomar café da manhã é algo que não sem pode nem pensar. Renata orienta a consumir torradas, pão integral, frutas, queijo branco e iogurte desnatados na primeira refeição do dia. “Esses alimentos são excelentes fontes de energia”, afirma.
O que consumir para ter energia?
Escolha alimentos que ajudem a combater o desgaste que nossos hábitos provocam no organismo. Veja os itens que vale a pena colocar no carrinho nas próximas compras:
Batata-doce: A batata-doce é a preferida dos frequentadores de academia. Ela possui baixo índice glicêmico, vitaminas A e do complexo B, potássio, ferro, fósforo e antocianinas, que maximizam a reposição do glicogênio, além de reforçar o sistema de defesa do organismo.
Nozes e castanhas: Excelentes fontes de triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina, melhoram o humor e também regulam o apetite. Segundo Renata, lentilha, feijão, banana e abacate também são grandes fontes de triptofano.
Probióticos: Que tal incluir uma pequena dose de iogurte ou leite fermentado por dia? Além de auxiliar no funcionamento do intestino, esses alimentos auxiliam no emagrecimento e no ganho de massa muscular.
Açaí: Rica em calorias, o açaí é sinônimo de energia. Porém, comendo com moderação, a frutinha pode auxiliar na perda de peso. O açaí também é fonte de antocianinas, fibras e ômegas 3 e 6.
Espinafre: O consumo desta folha melhora o funcionamento das células e evita o desperdício de energia durante a prática de atividades físicas.
Castanha-do-pará: Ajuda a manter o nível ideal de açúcar no sangue, protegendo da hipoglicemia. Também possui ômega 3, propriedades anti-inflamatórias e selênio, mineral fundamental para o trabalho da tireoide.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário