segunda-feira, 31 de março de 2014

Mitos sobre varizes

                               

O problema das varizes (dilatação das veias das pernas e dos pés), além de trazer prejuízos estéticos, pode causar dor, inchaço e requerer intervenção cirúrgica. Por isso, é importante ficar atento e cuidar deste problema.

 Existem muitos mitos em torno da real causa das varizes. Embora muito conhecidas, as varizes ainda são alvo de dúvidas, principalmente das mulheres. São elas as mais afetadas pela doença. E muitas vezes, as mulheres preferem não abrir mão de calças compridas, com vergonha de mostrar as veias aparentes.

 Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mais de 20 milhões de pessoas sofrem deste problema. Ele se desenvolve sob a superfície cutânea, normalmente de pernas, pés e coxas.

 O angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, explica que as varizes são hereditárias, ou seja, a carga genética de cada pessoa é a causa determinante. “O excesso de peso, o sedentarismo, a gravidez e o fato de manter-se em pé ou sentado durante longos períodos de tempo podem acelerar ou agravar as varizes”, segundo o médico. Além desses casos, problemas sanguíneos ou de circulação também podem aumentar o problema.

 Mesmo que se faça a prevenção, o estado das veias varicosas pode acelerar com o tempo, principalmente devido ao calor e interferir na estética e na saúde da mulher. “O diagnóstico exige avaliação médica e exames complementares como transiluminação, ecodopler e, em alguns casos, tomografia e ressonância magnética”, diz o médico.

 Veja alguns mitos e verdades sobre as varizes, segundo o angiologista Ary Elwing:

 As varizes voltam após a operação. 

Mito. As varizes tratadas nunca voltam, mas isso não impede de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna.

 A musculação provoca varizes. 

Mito. Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação sanguínea e evitam o aparecimento de veias doentes.

 Já existem cosméticos que eliminam as varizes.

 Mito. O angiologista garante que não há comprovação científica de que cosméticos eliminem varizes ou possam refazer as paredes de uma veia danificada. Existem cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.

 Ao retirar as veias, a circulação sanguínea fica prejudicada. 

Mito. Com a retirada de veias doentes, a circulação tende a melhorar gradativamente, pois o sangue passará a fluir por outras veias mais saudáveis.

 Depilar as pernas provoca varizes.

 Mito. Não há nenhum estudo que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes surgem por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário