terça-feira, 13 de maio de 2014

Vitamina C contra o envelhecimento



Conhecida por fortalecer o sistema imunológico contra doenças respiratórias, como gripes, resfriados e alergias, a vitamina C também é uma alternativa para combater o envelhecimento cutâneo.

Segundo o médico dermatologista com prática em oxidologia, Dr. Amilton Macedo, o envelhecimento da pele ocorre por acúmulo de radicais livres nas células epiteliais e, a ação antioxidante da vitamina C opera contra este mal. “Eles são responsáveis pela danificação das células sadias do nosso organismo e por provocarem o envelhecimento celular, agravando no aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez na pele”, descreve Macedo.

Existem dois tipos de processos de envelhecimento: o intrínseco, de natureza genética, e o extrínseco causado por repetidas exposições aos raios ultravioletas. A vitamina C é um antioxidante aliado na prevenção do envelhecimento, com capacidade de destoxificar esses radicais livres.

 Este nutriente pode ser administrado de maneira tópica, na forma de cremes, que o contenham ou que possuam um de seus derivados, ou de maneira oral pela ingestão de alimentos ou suplementos, sendo ambos eficazes na prevenção e proteção do envelhecimento cutâneo.

Diante disso, o uso da substância em produtos e tratamentos cosméticos ajuda também a eliminar as manchas que aparecem na pele decorrentes do excesso de exposição solar sem devida proteção ou provenientes do processo natural de envelhecimento da pele. “A substância age na derme impedindo que as células sofram processos degenerativos, com isso promove o clareamento dos mais diversos tipos de manchas que sobrevêm na cútis, como melasmas, sardas e sinais de acne”, informa Macedo.

 O profissional contou que após os 30 anos de idade, perdemos anualmente 1% de colágeno ao ano, o que agrava o envelhecimento da cutis. Sendo assim, a vitamina C, quando aplicada na pele, ajuda a acentuar essa perda. “Ela estimula a renovação e a reorganização do colágeno e da elastina, proteínas que conferem elasticidade e firmeza”, garante.

Ele ressalta que é fundamental aliar o tratamento com uma alimentação balanceada, muita ingestão de água e jamais se descuidar do uso de filtro protetor solar todos os dias, inclusive, naqueles nublados ou em que o sol aparece timidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário